Cartão ID Jovem

Publicado por Redação em

A ID Jovem é um cartão para jovens entre 15 e 19 anos possuírem benefícios e descontos em viagens e eventos culturais em diversas partes do país.

Foi um cartão regulamentado em outubro de 2015 e efetivada no final de 2016. Um documento bastante atrativo ao seu público alvo, jovens de família de baixa renda.

Vale ressaltar que o cadastro é permitido para jovens de família com até dois salários mínimos e estejam inscritos em programas sociais do governo ou no Cadastro Único (Cadunico) com dados atualizados.

Benefícios e Contras

Existem diversos benefícios aos jovens que aderem ao cartão ID Jovem, veja só:

  • Até duas passagens por veículo, para viagens interestaduais de ônibus, trem ou embarcações; Além de mais duas passagens com 50% de desconto;
  • Meia-entrada em shows;
  • Isenção da taxa de inscrição do Enem;
  • Meia-entrada em cinema;
  • Meia-entrada em eventos esportivos;
  • Meia-entrada em teatros.

Atualmente não encontramos nenhuma desvantagem ou contra em ter o cartão ID jovem, visto que ele possui diversos benefícios de economia para jovens de baixa renda.

Passo a Passo de Como Pedir ID Jovem Pela Internet

Como já dito, para fazer a solicitação da Id Jovem, é necessário fazer parte de alum programa social. Caso não faça parte é necessário comparecer ao CRAS de sua cidade com certidão de nascimento ou casamento; RG; CPF; Carteira de trabalho e/ou título de eleitor caso possua, e fazer o cadastro.

Para mais informações sobre o CadÚnico acesse o site.

Caso já possua comece pegando o seu número do NIS ou PIS. Este, é essencial para erar a ID, este número é responsável por identificar que você se trata de um cidadão válido.

Este número pode ser encontrado facilmente na primeira página da carteira de trabalho, um código composto por 11 dígitos distribuídos da seguinte forma: 000.00000.00-0. Você também pode encontrar no Cartão Cidadão, é o numero impresso nele.

O NIS ainda pode ser acessado no cartão bolsa família e nos modelos mais atuais da carteira de identidade, onde está descrito o PIS/PASEP, nos modelos mais antigos infelizmente não possui.

Caso não possua nenhuma destas formas para ter acesso a este número, você pode acessar este site e consultar o número informando os dados da imagem abaixo.

Página para preenchimento de dados para acessar o número do NIS

Feito isso, abra a página ID Jovem e baixe clique no botão verde “Gerar ID Jovem” como mostra na imagem abaixo.

Gerar ID Jovem

Após clicar neste botão, será aberta o complemento da página anterior, contendo o seguinte formulário:

Formulário para gerar ID Jovem

Preencha todos os dados corretamente, tenha em mente que qualquer informação errada pode interferir na liberação do seu cartão ID Jovem. A foto é opcional, mas é recomendada pois através dela q confirmação da sua identidade é mais precisa. Por fim, clique em “Gerar ID Jovem”, novamente.

A validação será feita em alguns minutos pela Caixa Econômica Federal e assim será emitido o cartão ID Jovem com suas informações. Você poderá salvar ou imprimir para usá-lo.

Para usar, basta apresentar o cartão Id Jovem no momento da compra das passagens ou na entrada do evento onde os ingressos foram comprados com gratuidade.

A carteirinha é aceita na forma de foto ou impressa, mas, geralmente, é necessário apresentá-la junto à um documento original com foto.

Aplicativo ID Jovem

Infelizmente o app ID Jovem se encontra atualmente fora do ar tanto para android quanto para IOS, não tendo a possibilidade de possuir a carteirinha de forma digital e acessá-la a todo momento.

Este, ainda não tem data prevista para voltar ao funcionamento e se de fato voltará, mas qualquer novidade será atualizada neste artigo.

E aí, gostou? Se você é jovem e possui os requisitos citados para a emissão da ID Jovem, não pode deixar de fazer o cadastro no CRAS e solicitar o quanto antes seu cartão para começar a utilizar seus inúmeros benefícios.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *